• Eraldo Pieroni

O Homem de Neandertal e a Revolução Cognitiva

Atualizado: Mar 23

Ok! O que vem a Ser REVOLUÇÃO COGNITIVA?

Até dois meses atrás, eu não sabia.

Quando Resolvi escrever sobre O HOMEM DE NEANDERTAL, simplesmente para virar um YOUTUBER, comecei a me aprofundar mais sobre o NEANDERTAL e descobri o Livro: SAPIENS - Uma Breve História da Humanidade, de Yuval Noah Harari.

Foi este livro que me levou a conhecer que HÁ 70 MIL ANOS, surge a Linguagem Ficcional; no mesmo momento em que o Homem sapiens se espalham pelo Mundo a partir da África.


LINGUAGEM FICCIONAL MARCA O INÍCIO DA HISTÓRIA: O HOMEM CONSEGUE REGISTRAR SUA REFLEXÃO SOBRE A REALIDADE NA ARTE RUPESTRE.


Parece engraçado, mas muda o Conceito de que a História começa com a Linguagem Escrita há 5 mil anos.


Na Verdade, a História começa quando começamos a Questionar o Que REALMENTE É A VIDA.


Fique Atento a todo o Quadro Cronológico elaborado por Yuval. O autor parte do Princípio de que a HUMANIDADE "evoluiu" através de MUTAÇÕES GENÉTICAS, através de Milhares e Milhares de Anos de Aperfeiçoamento, através do desenvolvimento de FERRAMENTAS que possibilitaram ao HOMEM o aperfeiçoamento intelectual e fisiológico.


NOTEM o que Yuval aponta sobre o PRESENTE e o FUTURO:


1 - O PRESENTE: A extinção da Terra pode ser causada pelo próprio Homem. Transcendemos o Limite do Planeta. Procuramos por Organismos Inteligentes; não mais moldados pela Seleção Natural descrita por Charles Darwin.


2 - NO FUTURO: Esbarramos em Nietzsche - O SUPER HOMEM - Aqueles que transcendem a capacidade de sobrevivência pela Seleção Natural, como NÓS Homo sapiens fazemos. OS SUPER HUMANOS podem ser preparados artificialmente em LABORATÓRIOS?


Por isto, meus amigos, escrever sobre O HOMEM DE NEANDERTAL não é apenas uma fuga ao presente. É uma busca sobre a Razão de estarmos sempre PREOCUPADOS COM O QUE VIRÁ... DE ESTARMOS SEMPRE COM MEDO DA MORTE E PROCURANDO ESCAPAR DE CORONAVÍRUS, H1N1 e CATÁSTROFES COMO O BOLSONARO E SEUS ASSECLAS Comandando o BRASIL.

Abaixo segue um Link onde poderão encontrar uma outra Análise minha sobre a LINGUAGEM FICCIONAL E os Livros que Utilizo para este estudo.


GRIOT_HISTÓRIA ORAL POPULAR


Muito Obrigado

ERALDOPIERONI

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now