• Eraldo Pieroni

Fazer Chover é Possível? E Voar Sobre Um Tapete?

Atualizado: Abr 7

Adoro as Histórias em Quadrinhos de ASTERIX O GAULÊS, criadas p-elos franceses Goscinny e Uderzo, com sua História Publicada em outubro de 1961, pela Hachette, França, sob o Título: ASTERIX O GAULÊS.


Eu, desde a minha infância leio Asterix. Esses HQ me ensinaram a LER, PENSAR e Até mesmo a Gostar de História.


Muitas Vezes utilizei as Variadas Histórias de Asterix em Sala-d-Aula, contribuindo para o Ensino da História Antiga e Também para a Reflexão dos Alunos sobre Ficção e Realidade.


E é bem isto que Trabalho neste Post do Blog:

É Um Excelente TEMA para Analisar


Esta História "As 1001 Horas de Asterix", foi Publicada Originalmente em 1987. Vejam o quanto A SAGA de ASTERIX e do Seu Eterno Amigo OBELIX perdura. Até Hoje se Publica Novas Obras dessa Dupla Gaulesa.


Neste HQ, Asterix e Obelix levam o Bardo da Aldeia Gaulesa para a ìndia, para resolver o Problema da Seca que Perdura às Margens do Rio Ganges. O Bardo Cahatotorix é Um PÉSSIMO CANTOR. Mas Possuí um certo Poder com sua Voz Desafinada:

Se Questionarmos a Possibilidade de Voar Sobre Um Tapete há 50 Anos Antes de Cristo, será que FAZER CHOVER seria POSSÍVEL Naquela Época?

Clique na Ilustração e Saiba Mais Sobre o Que é Ficção Científica


"A ficção científica é um gênero cujos conteúdos se baseiam em supostos feitos científicos ou técnicos que poderiam acontecer no futuro. Este fundamento científico faz que a ficção científica se diferencie do gênero fantástico, onde as situações e os personagens são fruto da imaginação." (extraído do Site indicado no link da Ilustração Acima)


TEMOS algo Interessante: O HQ de Asterix é Uma Fantasia que Trabalha com uma HIPÓTESE DE FICÇÃO CIENTÍFICA: Fazer Chover Artificialmente.



Os Dois Vilões Hindus da História estão em Um Profundo Debate entre Realidade e Ficção Científica. Para eles, há 50 anos AC, Voar em Um TAPETE é Real; porém, Fazer Chover: Uma Ficção Científica.


MILAGRE... CIÊNCIA... MAGIA... QUAL SERIA A DIFERENÇA ENTRE TODOS ELES?


Fazer Chover NÃO é nem MAGIA E NEM MILAGRE, pelo menos para nós do Século XXI.

Saiba Mais Clicando na Ilustração Acima


Bombardeamento de cloreto

"Nos últimos 50 anos uma técnica de “produção de chuva” se espalhou pelo mundo, sendo testada inclusive no Brasil. Conhecida como pulverização ou semeadura de nuvens, essa técnica lança na base ou no topo das nuvens, alguma substância que facilite a formação de gotas de chuva.

A substância mais comum para provocar a semeadura é o cloreto de sódio (sal), mas em algumas vezes também é utilizado o iodeto de prata e gás carbônico congelado. As partículas de sal – ou de outra substância escolhida – atraem gotículas ao entrarem em contato com o vapor d’água e criam os pingos de chuva."


FICÇÃO CIENTÍFICA ou NÃO, segundo o Artigo Acima, cujo conteúdo completo está disponível ao clicar a foto acima, prevê que "A crise hídrica é um problema mundial. Dados divulgados pelo World Resources Institute apontam que mais de 30 países vão enfrentar crises hídricas graves nos próximos 25 anos. Apesar de mais de 70% do planeta ser coberto por água, cerca de 98% desse volume é salgado. Possuímos apenas  2% de água doce disponível na Terra, e só 0,4% dessa água é de fácil acesso para população."


PARECE que a FICÇÃO CIENTÍFICA, especulada em um HQ divertido da década de 1980, na prosa de 50 anos Antes de Cristo, leva-nos a REFLETIR SOBRE NOSSA REALIDADE.


SEJA você Professor, Educador ou Uma Pessoa Normal que quer apenas se divertir, Conheça Mais o ASTERIX e SUAS HISTÓRIAS:

Clique no Mapa da Gália onde Fica a Aldeia dos Invencíveis Gauleses e Obtenha a Coleção toda das Histórias de ASTERIX.


De acordo com o Jornalista Tulio Kruse, do ESTADO DE SÃO PAULO, em matéria publicada em 07/03/2020; os moradores de DUBAI, nos Emirados Árabes contam com a chuva nos dedos. Dificilmente chove por lá; e, quando chove, pensam se é ou não CHUVA

Na verdade, em Dubai, 3 a cada 10 chuvas SÃO PROVOCADAS PELO HOMEM: São Artificiais.


Em Dubai existe uma política oficial de mudança climática, com chuvas artificiais e até mesmo modificação da topografia de montanhas e do uso do solo.


COMO SE FAZ CHOVER ARTIFICIALMENTE EM DUBAI?

Usam a matéria prima mais abundante na região, o SAL do MAR.

Cloreto de Sódio ou de Potássio é carregado em pistões instalados nas asas de aviões. Quando as estações meteorológicas detectam nuvens de chuva, os aviões as sobrevoam e despejam o material, condensando as partículas de água nas nuvens, formando em gelo. As nuvens ficam mais pesadas, aumentando a chance de chuva em 35%.


Vejam como em 101 HORAS DE ASTERIX, a discussão sobre FAZER CHOVER ocorre em um local com tradições e clima semelhante ao do ORIENTE MÉDIO. Na brincadeira dos autores de Asterix, Fazer Chover seria FICÇÃO CIENTÍFICA, e VOAR SOBRE UM TAPETE, REALIDADE.


Mapa Político, mostrando em Vermelho a Região de Dubai.


Quer saber mais sobre esta Matéria do ESTADÃO, clique sobre a fotografia de DUBAI.


ACREDITO que apenas lendo e nos informando REALMENTE PODEMOS FUGIR DAS FACK NEWS. Quero dizer: De ser Influenciado pelas Falsas Notícias.


Curta este Blog e Divulgue para Todos.

ABRAÇO


ERALDO PIERONI

0 visualização
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now