• Eraldo Pieroni

"A Máscara da Morte Rubra"

Atualizado: Out 31


Pois bem. O Título entre aspas porque pertence ao Grande e Genial Escritor Norte americano Edgar Allan Poe.


Edgar Allan Poe nasceu em Boston, no ano de 1809, falecendo em Baltimore, em 1849. Viveu praticamente 40 anos. Foi poeta, contista, editor e crítico literário.


Dizem que morreu sofrendo de delírios. A causa de sua morte ainda é um mistério.


Estas informações são encontradas no livro "Histórias Extraordinárias", publicado pela editora Companhia das Letras, na sua Coleção "Companhia de Bolso", 2013.


Eu, particularmente, LEIO Allan Poe desde os meus 9 anos de idade.


Foi aos 13 anos, ou menos, tive contato com a Extraordinária História: A Máscara da Morte Rubra, na antiga Biblioteca Municipal do bairro da Lapa, município de São Paulo. Depois, li e reli milhares de vezes numa pequena edição de bolso dos anos 1960, que continha uma série de pequenas Histórias de Terror.


Hoje, aos 56 anos de idade, trago para vocês um pouco desta História de Allan Poe.


A Máscara da Morte Rubra combina com nossas expectativas em relação ao Covid 19 e ao que pode acontecer com outras doenças futuras, contraídas pelo excesso populacional, o destrato com os ecossistemas, o aumento da desigualdade social etecetera e o 'escambau'.


Na quarta-feira, dia 28 de outubro de 2020, às 18 horas. publico no meu Podcast abaixo adicionado, a Narrativa desta História Extraoridnária de Edgar Allan Poe, escrita no ano de 1842:




Eraldo Pieroni, o Professor Doutrinador.


Depois de uma certa idade, de tantas rugas acumuladas na testa e no rosto, perdemos o medo de expor nossas crenças e valores.


Todo Professor possui seus valores morais e políticos. A maioria deles, acabam se escondendo nas saias e calças de diretores, coordenadores e colegas de profissão para conseguir viver sofrendo.


É mais ou menos isto que narra a História de Terror de Allan Poe.

Ela não fala de professores, mas sim de HUMANOS, diante à uma PESTE MORTAL que fulmina as pessoas do mundo todo.


Um Príncipe, em determinado local do mundo, reúne seus prediletos súditos em uma Abadia extremamente fortificada e murada.


Dentro desta Abadia Fortificada e Murada, todos vivem em perfeita beleza, harmonia e perfeição. Em abundância nos prazeres e alimentos.


Doentes, infectados, dentro da Abadia, jamais!


Pode ser o "Apocalipse"?


Poe não menciona isto em sua narrativa.


Porém, deixa-nos claro que os "Humanos de Bem" evitam mesclarem-se com pobres, negros, desempregados, falidos e outras características dos desvalidos dentro de nossa sociedade Capitalista Consumista.


Tudo isto, em metáforas.


Por isto, sou Professor Doutrinador. Influencio, pedindo para ler e ouvir o que pode te tirar da Zona de Conforto Capitalista Imediatista:


O Príncipe, em sua Abadia - para não escapar do conto de Poe -, realiza uma festa à Fantasia dentro de Sete Salas.


Sete Salas requintadas, ornamentadas de veludo.


Cada Sala possui uma cor. Vai do Azul, Vermelho, Verde, Amarelo, Rocha, até a última, a Negra, com seu Imenso Carrilhão de Ébano.


Não quero dar bandeira no que acontece...


Imaginemos que as Fantasias sejam exuberantes e até mesmo originais em sarcasmo e irreverência a tudo o que exista de mais bizarro e alucinado no mundo.


Algo que a Elite da Plutocracia* no poder do Brasil adora realizar em suas Orgias.


Agora, se um dos participantes desta festa arrasante estiver vestido todo de preto, com um rosto de cadáver encapuçado, severo e determinado, silenciosamente caminhando entre as sete salas, desafiando com um olhar profundo e sem olhos a todos?


Qual será a reação dos carnavalescos foliões?


E a reação do Príncipe?


Abaixo deixo o link da Página deste Site donde se encontra a Brincadeira Literária feita por mim com os Parágrafos deste Conto de Edgar Allan Poe, o Livro com 35 Histórias Extraordinárias deste magnífico autor e mais "Ao Vencedor as Batatas" de Roberto Schwartz:


Clique : A Máscara da Morte Rubra


Plutocracia: exercício do poder ou do governo pelas classes mais abastadas da sociedade.


Acredito que tenham se interessado por alguma coisa.

Se quiserem me ouvir, entrem no Podcast acima linkado.

Assim que postar no Podcast a Narrativa, deixarei o link neste Blog.


Atenciosamente

ERALDO PIERONI

eraldopieroni@yahoo.com


3 visualizações
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now